RENATA COSTA DO DM SUDOESTE
O município de Mineiros ocupa o primeiro lugar no ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2023.
Para chegar a esse resultado, foram analisados os 5.240 municípios brasileiros, e, dentre eles, Mineiros alcançou a nota máxima nos quatro indicadores avaliados: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.
O prefeito Aleomar Rezende, destacou que ser reconhecido nacionalmente entre mais de cinco municípios faz com que Mineiros se torne mais atrativo para investidores. Ele pontou também que esse resultado é reflexo dos constantes esforços em uma gestão de excelência, com responsabilidade fiscal, prioridade para educação e saúde, além de investimentos históricos que geram empregos, renda e qualidade de vida para os moradores.
De acordo com Aleomar, esse indicador serve como termômetro para a gestão financeira municipal. “O resultado demonstra que o município está no caminho certo. Em 2022, os investimentos somaram algo em torno de R$ 70 milhões, volume antes nunca visto em Mineiros. E mantivemos a folha de pagamento dos servidores sempre em dia, fatores que contribuíram para o resultado no IFGF”, explica.
O chefe do Executivo municipal frisou ainda que toda a equipe da atual administração ficou lisonjeada com esse reconhecimento, que reflete o esforço, dedicação e empenho de todos para o desenvolvimento de Mineiros. “Fazer a gestão de um município que contemple as diversas áreas não é tarefa fácil; mas esse resultado mostra que o esforço valeu a pena”, afirma Aleomar.
O índice é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), onde são analisadas as contas das prefeituras que são encaminhadas para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a gestão fiscal do município.
O estudo divulgado no dia 31 de outubro, foi realizado com base nos dados oficiais de 2022, disponíveis na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Na região sudoeste do estado, os municípios de Perolândia e Montividiu também apareceram entre os dez primeiros no ranking goiano. Perolândia ocupando o quinto lugar com a nota 0.9730, e Montividiu em décimo, com nota 0.8918.
Segundo a Firjan, até 11 de julho de 2023, os dados de 328 prefeituras não estavam disponíveis ou apresentavam inconsistências.
Análise de cada indicador
No item autonomia, o Índice Firjan verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura. Em gastos com pessoal, o IFGF mostra quanto se disponibiliza com essa despesa em relação ao total da Receita Corrente Líquida.
Na liquidez, o índice verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte. Em investimentos mede-se a parcela da receita total dos municípios destinada a obras e serviços.