ALTO ARAGUAIA
RONDONÓPOLIS

Morre Padre Danilo Rinaldi, responsável pela construção de inúmeras casas para famílias carentes em Alto Araguaia

Morre Padre Danilo Rinaldi, responsável pela construção de inúmeras casas para famílias carentes em Alto Araguaia

Padre Danilo Rinaldi, SDB

publicidade

Morreu na manhã desta sexta-feira (07) Padre Danilo Rinaldi, aos 82 anos. De acordo com informações, o sacerdote, que estava em Campo Grande (MS) se recuperando de chikungunya, sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Nascido em 15 de fevereiro de 1942, na comuna de Samone, província de Trento, na região da Valsugana, na Itália, Padre Danilo ingressou, aos 12 anos, em um colégio interno salesiano na província italiana de Treviso. Cinco anos depois, iniciou seu noviciado em Verona, fazendo sua primeira profissão religiosa. Entre 1960 e 1964, estudou Filosofia em Cison di Valmarino, na província de Treviso, e logo em seguida partiu para o Brasil, chegando ao país em 30 de outubro de 1964.

De 1965 a 1967, lecionou em colégios salesianos de Araçatuba e Tupã, no interior paulista, ensinando Latim, História, Geografia, Francês, Educação Moral e Cívica e Ensino Religioso. Em 1968, mudou-se para São Paulo (SP), onde cursou Teologia no Instituto Teológico Pio XI, no bairro Alto da Lapa. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 20 de novembro de 1971.

Leia Também:  Prefeitura notifica mais de 170 proprietários de terrenos sujos em Alto Araguaia e realiza 210 cobranças por limpeza de lote

Seu primeiro trabalho pastoral foi no Seminário Cristo Rei, em Várzea Grande (MT), onde permaneceu por três anos. Em 1974, foi transferido para o Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, exercendo funções como encarregado de pastoral e de estudos até 1979.

Entre 1980 e 1986, atuou em Corumbá (MS), no Colégio Santa Tereza, onde também mantinha um oratório no bairro Cristo Redentor. Em 30 de janeiro de 1986, mudou-se para Barra do Garças (MT), onde trabalhou no Colégio Dom Bosco e na Paróquia Santo Antônio. De 1990 a 1998, desenvolveu seu trabalho pastoral em Alto Araguaia (MT), na Igreja Católica Nossa Senhora Auxiliadora.

Padre Danilo dedicou sua vida à missão salesiana e à promoção do bem-estar social. Em Alto Araguaia, foi responsável pela construção de inúmeras casas para famílias carentes, ainda construiu diversas Igrejas, Capelas, Centros de Catequese e Oratórios, sendo um verdadeiro exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Sua generosidade impactou profundamente muitas vidas, e sua partida deixa um legado inestimável.

Leia Também:  Feijão no Fogo de maio será pago nesta quinta-feira com 13ª parcela aos beneficiários

Em 2 de fevereiro de 1998, Padre Danilo chegou a Rondonópolis (MT), onde se destacou por seu trabalho social e comunitário. Construiu moradias para famílias carentes, igrejas em diversos bairros e, em 31 de janeiro de 1999, inaugurou o Oratório Filhos de Dom Bosco, localizado no bairro Parque Universitário. Seu trabalho beneficiou principalmente as comunidades dos bairros Parque Universitário, Tancredo Neves e Ana Carla, proporcionando educação e assistência social a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

No dia 16 de agosto de 2024, Padre Danilo celebrou 64 anos de vida religiosa, deixando um legado de fé, dedicação e amor ao próximo. A comunidade salesiana e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo agradecem por sua missão e expressam profundo pesar por sua partida.

O corpo do sacerdote está sendo trasladado de Campo Grande para Rondonópolis, onde ocorrerão o velório e o sepultamento, com datas e horários a serem confirmados.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade