O prefeito de Araguainha, Francisco Gonçalves Naves (União Brasil), o popular Chiquinho assinou na tarde da última segunda-feira (04) no Palácio Paiaguás em Cuiabá, mais um importante convênio com o governo do Estado através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) para ser investido em pavimentação asfáltica em todo o perímetro urbano da cidade.
O objetivo do governador Mauro Mendes e do prefeito Chiquinho é deixar a cidade 100% pavimentada, mais higienizada, sem lama, poeira, e com mais qualidade de vida para sua população. O valor exato do convênio foi na ordem de R$ 2.685.318,34 Milhões de reais.
Em entrevista ao portal Notícia dos Municípios, o prefeito Chiquinho não escondeu a sua satisfação e disse ser um momento muito importante para a história do seu município, pelo fato de Araguainha em 60 anos de emancipação política administrativa ter apenas 40% das suas ruas pavimentadas.
“Graças ao apoio do governador Mauro Mendes esse recurso veio na ora certa, iremos pavimentar todas as ruas que ainda faltam serem pavimentadas em nossa cidade e não teremos mais nenhum palmo de ruas de chão, vamos acabar definitivamente com a poeira e a lama e levar mais higiene e qualidade de vida para nossa população”.Disse o prefeito.
Prefeito Francisco Gonçalves Naves, durante a cerimônia de assinatura em Cuiabá.
O gestor destacou ainda que recentemente o Tribunal de Contas esteve presente em Araguainha verificando de perto os problemas e demandas existentes no município e concluiu de perto que a administração municipal tem investido os poucos recursos com seriedade e transparência, inclusive a ida dos conselheiros contribuiu para melhorar o relacionamento entre executivo e legislativo.
O TCE ainda constatou que todos os convênios assinados foram ou estão sendo devidamente aplicados com economia e transparência, e citou exemplo de recursos recebidos recentemente para reformar uma ponte e construir outras duas, mas que segundo o prefeito com economia conseguiu reformar três pontes e construir mais três, e que ainda sobrou aproximadamente R$ 20 mil reais que foram devolvidos aos cofres do Estado.
Quanto a construção das casas populares dentro do programa Ser Família, o prefeito destacou que os recursos já se encontram disponíveis na conta da Prefeitura e que a partir desta semana estará dando inicio a sua construção, o motivo da demora foi pelo fato da falta mão de obra qualificada na região, mas que com muito esforço a gestão está trazendo profissionais da construção civil do Estado do Pernambuco para dar celeridade a construção dessas casas.
Araguainha foi criado pela lei estadual Nº 1.964 de 11 de novembro de 1963, desmembrada do município de Ponte Branca, ocasião em que recebeu este nome pelo fato de estar situada à margem esquerda do rio Araguainha que passa por dentro da cidade e deságua no rio Araguaia. Sua emancipação ocorreu em 24 de fevereiro de 1964. Segundo o último censo do IBGE realizado em 2022, o município tem apenas 1010 habitantes.
NOTICIADOSMUNICIPIOS
ASSISTA A ENTREVISTA DO PREFEITO