ALTO ARAGUAIA

Professores da Orquestra Sinfônica Jovem participam de capacitação em Cuiabá

Professores da Orquestra Sinfônica Jovem participam de capacitação em Cuiabá

publicidade

Os professores de música da Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde participaram, no dia 18 de agosto, em Cuiabá, da formação “Explorando o Intercâmbio Musical – Abordagens integradas para o desenvolvimento da Orquestra Jovem”. O encontro faz parte do projeto de capacitação dos professores atuantes na Orquestra Sinfônica Jovem do município, que é fruto da parceria com o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT).

A capacitação visa estruturar ainda mais a orquestra, ampliar as competências pedagógicas dos profissionais que fazem parte do grupo, aprofundando o conhecimento sobre técnicas de ensino musicais eficazes, além de explorar abordagens criativas para envolver os alunos no processo de aprendizado musical e estimular a troca de experiências e networking entre os profissionais da área.

Para o gerente de Inovação Social, Fernando Pereira, a proposta da capacitação foi construída com base em um diagnóstico da maturidade técnica dos professores, em relação à criação e execução de uma orquestra no município. “Com isso, desenvolvemos uma série de formações dedicadas aos docentes, visando requalificá-los para esse objetivo específico”.

Leia Também:  Sorteio de Natal: Nota Luverdense distribuiu mais R$ 60 mil em prêmios

O professor de percussão, Josué Santos, participou da atividade e ressaltou a importância da capacitação. “É o momento de aprender com aqueles que já têm conhecimento acumulado e aplicar o aprendizado para melhorar o ambiente de ensino e a realidade da próxima geração na nossa cidade, proporcionando experiências enriquecedoras para os alunos e a comunidade como um todo”.

Também participaram da capacitação o coordenador pedagógico da secretaria, Rodrigo Fernandes, os professores Arianne Oliveira (instrumentos de sopro madeira), Elison Nunes (violino), Josué Santos e Josué Rodrigues (bateria e percussão), Rose Pereira (instrumentos de sopro metais), Jander Secchi (teclado), e os alunos Albert Oliveira, Luiz Henrique Herrard e Elem Oliveira.

Durante o processo, o grupo conta também com o apoio de músicos experientes da Orquestra Sesi-MT, como Yndira Villarroel, licenciada em Música e graduanda em Bacharel em Cordas Friccionadas; Caroline Kelli de Souza Nardes, graduada em Licenciatura em Música e em Bacharel em Violino; Sidnei Duarte, graduado em Música (Claretiano), Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e Doutor em Culturas Populares; e Fábio Moreira, técnico em Piano e Licenciatura em Música.

Leia Também:  Segurança Pública: Prefeitura deve implantar Núcleo de Operações com Cães em Lucas

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, avalia positivamente o processo de capacitação dos profissionais. “O objetivo dessa parceria é capacitar todos os profissionais das oficinas que trabalham nos grupos musicais, para que estejam envolvidos nesse processo de construção de proposta pedagógica da nossa secretaria. Teremos em breve a oficina de musicalização, então a proposta é aplicar essa ementa de curso, vinculado a uma atividade pedagógica, e que esses jovens, com certeza, vão ter a ganhar e os nossos professores também, porque ao tempo eles também estarão se capacitando para poder desenvolver essas ações, subindo a qualidade de todos os trabalhos realizados”.

A próxima capacitação será de forma on-line ainda no mês de agosto, e outra presencial, no mês de setembro. Os profissionais se preparam agora para o V Concerto, que acontecerá em novembro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade